quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Polícia Militar recebe armamento pesado e treinamento

13/8/2010

Henrique Higino

A Polícia Militar de Alfenas recebeu três sub-metralhadoras “ponto 40” , modelo Famae, fabricado no Brasil pela empresa Taurus. As armas, de grande poder de destruição, vieram para reforçar o poder de fogo da PM alfenense, que já contava com fuzis calibre 5.56 milímetros, além de escopetas calibre 12 e pistolas “ponto.40”.

As três nova armas possuem, cada uma, capacidade para 30 tiros que podem ser disparados em forma de rajadas ou “um a um e dois a dois”, explica o Tenente André Luiz. O oficial é instrutor de tiros e chefe da sessão de armamentos do 29° Batalhão da Polícia Militar em Poços de Caldas, onde trabalha.

Na manhã desta sexta-feira, o oficial esteve em Alfenas, na companhia de um sargento, para apresentar o armamento aos policias e também ministrar um curso teórico e prático com as novas armas.
Acima, o Tenente André Luiz e o 1° Sargento Luiz Fernando. Em outras fotos, as novas metralhadoras e parte do arsenal da PM de Alfenas
Ao todo, 18 PMs que trabalham em Alfenas conheceram as sub-metralhadoras e receberam treinamento do Tenente: manuseio, manutenção do equipamento, emprego operacional e tiro prático.

As armas serão usadas pelas equipes especializadas da PM, como o Grupo Tático. “O objetivo é usá-las como último recurso”, disse o 1° Sargento Luiz Fernando, um dos participantes do curso e também comandante de uma equipe tática.

Bandidagem que se cuide

“Devido a criminalidade ter acesso a armas pesadas ilegalmente, a força de segurança pública adquiriu armamentos para fazer frente a ação dos marginais”, destacou o 1° Sargento Luiz Fernando. A frase é um aviso aos bandidos de Alfenas e dos grandes centros urbanos que vierem armados. “Estamos preparados para uma resposta rápida”, destacou o Sargento.

Para o Tenente Orivaldo Lombardi a quantidade de munições e a rapidez de tiro das novas armas são fundamentais “para dar um maior poder de resposta em ocorrências complexas”.

Por critérios de segurança e estratégia militar, a PM não revelou a quantidade de fuzis, escopetas e pistolas que já possuíam. Das três novas armas que chegaram, uma será encaminhada para a guarnição de Campos Gerais.
O uso de armas pesadas pela Polícia Militar de Alfenas ganhou destaque da imprensa em maio de 2009, quando o garupa da equipe do Moto Tático passou a usar um fuzil calibre 5,56 em uma das motos.

Conheça mais sobre o recém chegado Famae “ponto 40”

Calibre: .40
Cadência Aproximada: 1200 tiros/min
Vel. Inicial: 300 m/s
Cano: 200 mm
N° de raias: 06 à direita
Peso: 2.995 g (sem carregador) 3.705 g (c/ carregador completo)
Coronha: Dobrável para o lado direito ou fixa (opcional)
Cap. dos Carregadores: 30 cartuchos

Nenhum comentário:

Postar um comentário